sexta-feira, 26 de abril de 2013

Mais de 11.300 idosos foram vítimas de violência doméstica nos últimos 12 anos

Mais de 11.300 idosos, a grande maioria mulheres, foram vítimas de violência doméstica nos últimos 12 anos, um número que tem vindo a aumentar todos os anos, revelam as estatísticas da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

Em 2010 a APAV registou 356 crimes de violência doméstica contra idosos, número que subiu para 1.479 em 2012, um aumento de quase 76%.

O relatório estatístico, publicado no site da associação refere que, entre 2000 e 2012, foram registados 14.139 factos criminosos contra idosos, que levaram à abertura de 7.058 processos de "apoio de pessoas idosas vítimas de crime e de violência", um crescimento de 179% em 12 anos.

Os dados da APAV indicam que 11.334 idosos foram vítimas de violência doméstica (80,2%), 1733 foram alvo de "crimes contra as pessoas (12,3%) e 946 vítimas de crimes contra o património (6,7%).

Em 39% das situações de violência doméstica reportadas à APAV, os agressores eram os próprios filhos, e em 26,9% dos casos existia uma relação conjugal (cônjuge ou companheiro).

Dos 14.139 factos criminosos, 3625 referem-se a maus-tratos psíquicos contra idosos, seguindo-se os maus-tratos físicos (3210), as ameaças ou coação (2191) e a difamação e injúrias (1367).

terça-feira, 23 de abril de 2013

Ação de Sensibilização em Igualdade de Género - 3 e 10 de Maio - Odemira

O projeto IGUALANDO/TAIPA, realiza a 3 e 10 de Maio, em Odemira, a Ação de Sensibilização em Igualdade de Género.

Uma iniciativa direcionada para Profissionais da área Social, Cultural Educativa e agentes da comunidade.


Participação Gratuita.

Inscrições Limitadas.

Certificado de Participação.

Divulgue. Inscreva-se até dia 30 de Abril.
 
 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Abril - MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA




CAMPANHA NACIONAL “MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS”

ABRIL DE 2013
 
Abril é o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Até dia 30, vários concelhos do país vão assinalá-lo, através de uma campanha de sensibilização, desdobrada em iniciativas culturais e educacionais e co-organizada pela Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco [CNPCJR], pelas autarquias e associações a trabalhar nesta área.
 
Foi lançado o desafio a todas as Comissões de Proteção para aderirem a esta causa em conjunto com os Projetos existentes em cada Concelho. Neste sentido, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Odemira em colaboração com o Projeto STE.5G (Programa Escolhas), o Projeto Igualando aderiram a esta causa, com atividades no Concelho de Odemira (ações de sensibilização nas escolas e na comunidade).
 
“Consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva e ainda do fundamental envolvimento comunitário”. É este o objectivo da campanha que reúne mais de 70 Comissões de Protecção de Crianças e Jovens que, localmente, estão a promover atividades.

Dados do Relatório Anual de Segurança Interna 2012 - Violência Doméstica

O número de homicídios conjugais aumentou no ano passado, apesar de terem diminuído as participações por violência doméstica, segundo dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

Em 2012, ocorreram 37 homicídios conjugais, segundo as estatísticas oficiais, mais 10 casos do que no ano anterior. No que respeita à violência doméstica, em 2012, deu-se uma diminuição de 10% dos casos participados em relação a 2011, o que representou um decréscimo de 2.896 casos.

No ano passado houve 26.084 participações de violência doméstica, o que equivale a uma média diária de 71 participações ou a uma média superior a 2.000 por mês.

Lisboa e Porto são os distritos com mais participações, acima de cinco mil cada, seguindo-se Setúbal, com 2.201.

Apesar de uma tendência de descida global, os distritos de Beja, de Santarém, de Viseu e a Região Autónoma da Madeira registaram mais participações por violência doméstica, em 2012, do que em 2011.
 
O distrito com maior taxa de aumento foi o de Beja (mais 26%), enquanto o decréscimo mais acentuado se deu no distrito do Porto. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

EXPOSIÇÃO “IGUALAR-TE PINTURA/DESENHO” – PRÉ-ESCOLAR Biblioteca Municipal - Odemira - 2 a 12 de ABRIL


De dia 2 a 12 de Abril poderá visitar a Exposição "IGUALAR-TE PINTURA/DESENHO" na Biblioteca Municipal José Saramago de Odemira.




Os trabalhos expostos são o resultado do CONCURSO IGUALAR-TE PINTURA/DESENHO – Pré-Escolar, promovido pelo Projeto Igualando, no qual a comunidade educativa foi desafiada a participar com trabalhos sobre a Igualdade de Género. Os trabalhos revelam a sensibilidade e a criatividade dos/as mais pequeninos/as sobre a igualdade/desigualdade, promovendo que, desde a infância o respeito pela diferença e a igualdade de direitos/deveres/oportunidades entre todos/as seja uma realidade futura.

Na exposição figuram trabalhos do Jardim de Infância Nª Sra. da Piedade – Odemira, d´Os Calculinhos – S. Teotónio, do Colégio Lápis de Cor Sonhador – V. N. Milfontes, do Jardim de Infância de Sabóia e do Jardim de Infância de Boavista dos Pinheiros.